terça-feira, 21 de setembro de 2010

Uma desconhecida mora na minha casa

Foto: Eu e Fernanda (Aeroporto de Guarulhos, tarde de 25/07).
Lá se foram 58 dias ou 83.520 minutos desde que ela se mandou tão corajosa e repentinamente para a gelada Irlanda.
Tudo decidido em pouco mais de um mês.
Mal deu para digerir a ideia e lá estava ela de malas prontas.
Agora, só a tecnologia para me acalmar o coração.
Skype, MSN, FaceBook, telefone...Tudo isso alivia as preocupações: "que tal a escola? como seus amigos a receberam? o que está comendo? comprou uma boa capa de chuva? quem é esse com quem você está saindo? já arrumou trabalho?". As vezes as respostas são evasivas, de má vontade. Como seriam em casa. Então, ok. Nesse departamento, TUDO IGUAL!
Mas tenho uma IMENSA saudade. Saudade do toque, do cheiro, da presença pela casa. Sinto falta dos dias em que ela estava disposta a abraços, confidências e alguma história, mas também dos dias de silêncio, pouca conversa, recolhimento e introspecção, quando apenas se fazia hóspede.
Pouco importava o humor. Estava por perto, ao alcance da mão.
Agora, a casa anda cheia de vazio. Nem uma festa pode dar conta de preenchê-lo.
Não é pra menos. Desde a concepção passaram-se pelo menos 22 anos, dois meses e uns tantos dias juntas. Uma vida dentro da minha! Uma vida que energizou a minha. Uma vida que mudou a minha. E que, num movimento, a faz mudar de novo. E agora, quem sou eu? Dá até medo de voltar para casa. Lá mora uma desconhecida.

3 comentários:

  1. Oh! Rita! Já passei por isso! É muito duro, mais passa e ela volta, e volta a ser como antes e por incrível que pareça: Você vai sentir saudades desse tempo de hoje onde você procura se encontrar novamente. Eu até violão voltei a tocar! rsrsrs. beijo grande e apareça! Vamos tomar algumas!

    ResponderExcluir
  2. permita-se conhecer Rita.
    belíssima crônica.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Rita,
    Também já passei por isso, com a agravante de que o pais escolhido foi Israel.
    Fique tranquila; o amadurecimento e a experiência que trazem vale mais que qualquer saudade nossa.
    Beijos, te amamos muito

    ResponderExcluir